terça-feira, 18 de junho de 2013

PAGAR POR MASSAGEM?


Para qualquer terapeuta ou massagista, um dos comentários mais "surpreendentes" que alguém pode fazer é "por que pagar por massagem?". E foi algo parecido com isso que certa vez chegou aos meus ouvidos. Um amigo me disse que um conhecido seu gostava de massagem, mas que não pagaria por isso. E talvez você ou outras pessoas que conheça também compartilhem essa forma de pensar. Isso representa um problema, mas suas causas são claras.

Primeiramente, vamos falar da parte problemática. As duas consequências diretas disso são desvalorização do profissional e do trabalho e a baixa procura por tratamentos por meio de massagem. Já que algumas pessoas (e são muitas) veem a massagem em geral como um "relaxamentozinho" fica difícil para o profissional cobrar um preço justo por seu trabalho. E, assim, ele(a) se vê concorrendo com e algumas vezes até perdendo clientes para pessoas de qualificação duvidosa, mas que cobram menos da metade do valor do profissional capacitado. É extremamente comum andar pela cidade, seja qual for, e ver salões de beleza e pseudo-clínicas de estética anunciando pacotes de massagem relaxante por 250,00. São 25,00 por sessão dos quais o profissional, com sorte, deve receber 10,00. Que tipo de profissional você acha que aceita trabalhar por 10,00 a sessão? Apenas dois: o incapacitado e o desesperado. Há lugares onde chega-se ao cúmulo de colocar cabeleireiras ou esteticistas que não têm formação nenhuma em massagem para atender. Mesmo que seja com quick massage (a massagem em cadeira), nada justifica isso. Mas se elas não fizeram curso algum, como podem atender? Simples! Alguma outra funcionária do salão (quando não a própria dona) dá um "treinamento" de meia hora ou uma hora da técnica. Pronto: você tem mais uma massagista e a qual poderá pagar uma miséria. Uma boa formação em massagem requer não somente tempo, mas bastante dinheiro. Para você ter uma ideia, há cursos menores prestados em finais de semana que chegam a custar 1.000. E o bom massagista, aquele que se adapta às necessidades de seus clientes, precisa conhecer algumas técnicas diferentes, sem contentar-se, por exemplo, com um curso técnico em massoterapia. Some à formação do profissional todo o material necessário para a aplicação da técnica, que você, sem dúvida, vai querer que seja de qualidade. E com que tipo de material você acha que um profissional de segunda qualidade vai atendê-lo? Eu, pessoalmente, já vi massagista aplicando massagem no corpo até com creme para ressecamento nos pés!

Falando da segunda consequência, quando se parte do conceito de que massagem serve apenas para relaxar e já que relaxamento (apesar de todo estresse que vivemos diariamente) ainda é visto como frescura ou algo próprio de quem tem maior poder aquisitivo, naturalmente que receber um atendimento com massagem esteja fora da lista de prioridade de qualquer pessoa, principalmente se ela(e) tiver condições de vida mais limitadas. Ao propagar a ideia de que massagem não é algo pelo qual se paga (mas que, de repente, se recebe de amigos, parceiros e etc.), realmente quem irá procurar os atendimentos?

Mas quais seriam os fatores responsáveis por este pensamento de que massagem não é algo digno de investimento?

Um dos fatores seria a falta de valorização da própria saúde e bem-estar. As pessoas, em sua maioria, estão dispostas a gastar com cigarros, bebida, fast food e etc., mas não com saúde. Se essas pessoas fizessem um cálculo do quanto perdem (e não investem) com itens superficiais mensalmente, veriam que poderiam, sim, investir em bens maiores. No entanto, essas mesmas pessoas percebem as coisas que fornecem prazeres mais imediatos ou que são alimentadoras de seus vícios como coisas mais compensadoras. Porque bem-estar, relaxamento, também fornece prazer. E um prazer com efeitos mais prolongados, benéficos e que ainda o deixam disposto para fazer todo o resto, pois sabe-se que sem saúde não se consegue fazer mais nada.

Um segundo fator é a falta de compreensão do alcance total de uma massagem, ou seja, de todos os efeitos que ela pode proporcionar. Muitos são os blogs, sites, páginas na internet que falam de massagem, porém, parece que nada disso ainda deixou o público com uma certeza maior de por que fazer massagem, o que ela oferece e como funciona. Parte da culpa disso, também, se deve à insistência de alguns meios em divulgar massagem sempre como algo associado à imagem de spas, que são, afinal de contas, espaços destinados, em sua maioria, ao público de classes mais altas. Além da associação apenas à imagem de relaxamento, e um relaxamento sempre muito mal explicado e fundamentado. É preciso, como forma de captar mais clientes, passar a enfatizar mais o lado terapêutico da massagem. E a pessoa na situação de cliente deveria se permitir explorar mais esse lado das massagens como maneira até mesmo de não mais depender de medicamentos e se tratar de uma forma muito mais natural e prazerosa.

Um terceiro fator é que mesmo no que diz respeito a relaxamento, as pessoas não veem isso como algo importante. Mesmo diante dos estresses e tensões vividos diariamente nas grandes cidades (somados, claro, aos problemas pessoais), as pessoas ainda relutam em perceber a importância de relaxar. Talvez porque, assim como acontece com a massagem, elas não entendam seus efeitos ou nunca tenham experimentado situações de relaxamento que tenham sido satisfatórias o suficiente para que desejem mais; para que desejem buscar isso.

Mas no final das contas, por que, então, pagar por massagem?

1) porque é uma forma natural de ter bem-estar, saúde e qualidade de vida;

2) porque ao receber a aplicação de um profissional, suas necessidades são melhor atendidas;

3) porque é uma maneira de desenvolver consciência corporal e descobrir pontos de tensão, tratando-os antes que gerem ainda mais tensão;

4) porque é uma forma de troca com outra pessoa, deixando-o mais aberto para o contato com outras pessoas;

5) porque é uma grande forma de prazer.

Pagar por uma massagem, por fim, é válido porque é uma das melhores maneiras de respeitar a si mesmo e aquilo que seu corpo "diz". E é preciso sentir-se bem, pois do contrário nada mais andará bem.

Pense nisso. Fale com amigos e conhecidos seus que já receberam uma massagem e abra-se a esta experiência. Com um atendimento de qualidade e atencioso, ficará mais fácil você entender porque é, sim, justificável pagar por massagem.


dikayser | junho 16, 2013 às 9:55 pm | Tags: Valorização | Categorias: GUIA | URL:http://wp.me/p2lycC-79

Nenhum comentário:

Postar um comentário