quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TÉCNICAS PROFISSIONAIS

Como já foi dito o profissional massoterapeuta utiliza um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos e naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, que têm como objetivo manter a saúde e prevenir desequilíbrios, contribuindo na promoção do bem-estar e da melhor qualidade de vida assim como, em ação conjunta e complementar com as técnicas terapêuticas da medicina, propiciar uma prática de cooperação em níveis e estágios diferenciados, visando maior eficácia nos tratamentos de saúde.

As técnicas utilizadas se destinam àqueles que necessitam de toque direto no corpo e/ou da massagem, para manter o estado de equilíbrio. O toque utilizado em cada procedimento pode ser mais profundo ou mais sutil, de acordo com o objetivo da técnica, tal como atuar na estrutura mecânica do corpo, estimular ou sedar algum estado energético ou fisiológico, conduzir a autoconsciência ou trabalhar campos energéticos.

As ações primárias de cada técnica são:

• Maximizar a circulação da energia vital pelo corpo.

• Estimular a circulação de uma forma geral.

• Favorecer o autoconhecimento e autoconsciência.

• Auxiliar no combate de dores.

• Contribuir para organização de tônus muscular.

• Contribuir para normalização das funções fisiológicas.

• Auxiliar na administração das tensões e do estresse.

Os profissionais que utilizam esses procedimentos têm formação técnica com competência e habilidade para utilizar e indicar o uso da Massoterapia na prevenção, tratamento e manutenção integrada da saúde. Os massoterapeutas possuem sólida base de conhecimento das técnicas de Massoterapia, das técnicas de consciência e práticas corporais em geral. Cada técnica é embasada em conhecimento de anatomia, fisiologia, física e outras áreas, conforme a exigência de cada uma. O profissional massoterapeuta está habilitado a realizar procedimentos terapêuticos com sensibilidade, técnica e habilidade, e também apto a perceber, sentir e discernir as necessidades individuais de cada pessoa, assim como comunicar e sustentar seus procedimentos.

Nas próximas postagens, um pouco mais sobre algumas das técnicas mais utilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário