segunda-feira, 8 de novembro de 2010

VENTOSAS

As ventosas facilitam o fluxo de linfa, promovem o melhor fluxo de sangue no interior da articulação e melhor desempenho e secreção dos fluídos sinoviais, facilita o fluxo de sangue, purifica o sangue. No ventre, a pequena força de tração estimula o interior dos órgãos, seus movimentos peristálticos e a secreção de fluídos digestivos e, desse modo fortalece o poder de digestão, absorção de nutrientes e secreção.

Segundo a MTC tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue estagnado, escuro e sujo, nos músculos das costas ou das articulações é considerado pelas Medicinas Orientais como um dos elementos causadores de doenças. A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, melhorar o sistema circulatório e até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada, lombalgias, dor abdominal, hipertensão arterial e muitas outras patologias.

KUASA - GUASHA

É uma modalidade terapêutica natural para o tratamento e prevenção de doenças através da raspagem da superfície da pele em partes específicas do corpo. Isso se explica porque é possível, através desta técnica, harmonizar ou desbloquear a energia dos meridianos e dos órgãos correspondentes. Como o seu efeito é estimulante na pele, pode-se não só obter a recuperação da saúde, como também ajudar na prevenção de doenças e fortalecer o organismo.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MOXABUSTÃO

A moxabustão, ou moxa, vem da palavra japonesa mokusa, que significa "erva queimada". Foi registrada pela primeira vez em textos médicos durante a Dinastia Song (960 d.C.), mas provavelmente foi usada por muito mais tempo. É uma terapia importante na Medicina Tradicional Chinesa; os textos antigos diziam que a moxa deveria ser usada se a acupuntura e as ervas não funcionassem na cura da doença.

O calor da moxabustão é extremamente penetrante, tornando-a eficaz quando há menos circulação, condições frias e úmidas, além de deficiência do yang. Quando aplicada aos pontos de acupuntura específicos à deficiência de yang, o corpo absorve o calor o máximo possível, recuperando o Qi do yang do corpo e o "fogo ministerial", a fonte de todo o calor e energia do corpo.

A moxa é preparada a partir da artemísia (artemisia vulgaris), uma erva perene comum. As folhas aromáticas são secas e peneiradas várias vezes até que fiquem macias.

Leia mais sobre Medicina Tradicional Chinesa na aba MTC.

AURICULOTERAPIA

É uma técnica de acupuntura, provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos já sendo aplicada na China 3.000 anos antes de Cristo. É possível, dependendo da necessidade, promover associação com pontos de acupuntura localizados em outras partes do corpo.

Utiliza-se o pavilhão auricular para efetuar estímulos aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o Sistema Nervoso Central. A Auriculoterapia estimula pontos, situados na orelha, cerca de 200, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

SEITAI

Utiliza técnicas de manipulações muito específicas destinadas a mobilizar a vitalidade com um objetivo pessoal (melhorar a sua própria saúde), ou para despertar a sensibilidade de um indivíduo para as suas próprias necessidades.

Pode-se também ver o Seitai como a arte de detecção e de liberação de bloqueios que amortizam ou insensibilizem as percepções do corpo. Os hábitos errados e outros fatores são muitas vezes fatores inconscientes no meio desta dormência da percepção.

Para agir sobre estes fatores, é necessário que a atenção seja dirigida para encontrar o sentido da sua vitalidade e da sua própria autonomia, que é a busca do equilíbrio físico e mental.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TUI NÁ

A massagem Tui Ná faz parte da Medicina Tradicional Chinesa-MTC, que se fundamenta na teoria dos cinco elementos: água, fogo, terra, madeira e metal que simbolizam os orgãos internos. O diagnóstico avalia esses cinco princípios, que se manifestam nos níveis físicos e psiquicos, enquanto o tratamento busca reconduzi-las ao equilíbrio através de massagens nos meridianos e pontos reflexos nos pés.

O termo Tui Ná, proveniente do chinês, significa literalmente:
"Tui" - emprurrar e "Na" - segurar.


Trata-se de uma massagem que emprega as mais variadas manobras ao longo dos Canais de Energia (meridianos), visando interferir no fluxo de Tchi, fazendo com que este se mova livre e calmamente pelo corpo. A boa distribuição de Tchi no corpo tem efeitos profundos em todos os apectos do bem-estar emocional, intelectual, espiritual, físico e energético. Desta forma, é um método poderoso e valioso para restabelecer o equilíbrio quando fatores emocionais e externos estão em desequilíbrio.

O Tui Na é eficaz no tratamento de dores musculares e das articulações resultantes do desgaste, da tensão crônica, do stress, da prática de esportes, etc. Também auxilia na vitalidade e bem-estar, que por sua vez estimula o sistema imunológico.

ZEN-SHIATSU

É uma terapia oriental de reequílibrio físico-energético. Baseia-se em alongamentos e pressões firmes e suaves aplicadas em certas áreas do corpo.

Muitos dos pontos utilizados no Shiatsu são sensíveis ao toque, nas mãos de certas pessoas, uma aplicação de Shiatsu mais parece uma sessão de tortura. Para o Zen Shiatsu essa dor não é necessária. O Zen Shiatsu nunca agride o corpo. É um método que trabalha o corpo de forma profunda porém suave, provando ser a dor completamente dispensável para que o Shiatus surta efeito.

Nas palavras de Masunaga, idealizador da técnica: "Tanto no Zen como no Shiatsu lidamos com fatores que não podem ser explicados racionalmente, mas que necessitam ser sentidos pelo corpo".

Pode se sentir a "resposta" dada pelo corpo do paciente quando pressionamos determinada área ou ponto; os meridianos são trabalhados como um todo, as pressões são largas e abertas, mais suaves e menos dolorosas, os alongamentos e pressões são simultâneas, reduz-se as tensões e contralidade muscular através desses alongamentos, oferecendo pouca resistência à pressão aplicada, que penetra mais profundamente.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

REFLEXOLOGIA PODAL

A Reflexologia Podal é uma terapia complementar que compreende o tratamento de vários distúrbios pela aplicação de pressão nos pés. O tratamento de todo o corpo é feito através de determinados pontos, em áreas precisas dos pés, relacionadas a regiões particulares do corpo chamadas “zonas reflexas”. Esta técnica, assim como todas as técnicas orientais, ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo e suas manobras têm por objetivo dissipar os bloqueios de energia.

O tratamento compreende a aplicação de pressão com a ponta do polegar ou dos dedos sobre pontos reflexos precisos. Aplica-se uma pressão firme mas não muito forte, e a pessoa que recebe o tratamento experimentará sensações diferentes nas zonas dos pés. Essas sensações são interpretadas pelo terapeuta, indicando quais partes do corpo estão funcionando bem e quais não estão. De acordo com o grau de desconforto, maior ou menor, experimentado nas zonas pressionadas, é possível saber que partes correspondentes do corpo registram maior ou menor desequilíbrio.

A reflexologia é também uma técnica de diagnóstico – o que significa que pode ser usada para descobrir onde há desequilíbrios no corpo. Um massoterapeuta reflexologista pode então atuar sobre estes desequilíbrios para tratar uma vasta gama de distúrbios.

Veja na aba "IMAGENS", mapa de áreas reflexas dos pés.

QUICK MASSAGE

Quick Massage, é uma massagem rápida que utiliza técnicas orientais do Anma (An: pressão; Ma: deslizamento) e do Shiatsu (Shi: dedo; Atsu: pressão), aplicadas nas regiões do dorso e membros superiores de um indivíduo que se posiciona numa cadeira especialmente projetada, confortável e relaxante, o que permite que o massoterapeuta possa trabalhar de manira fácil e com ótimos resultados, promovendo um relaxamento efetivo num tempo mínimo, aliviando tensões e dores.

INDICAÇÕES

• Reduzir o estresse;

• Melhorar a capacidade de concentração;

• Aliviar as tensões do pescoço, ombros, região dorsal, lombar e toda a cadeira muscular posterior;

• Equilibrar a energia que percorre os meridianos;

• Promover relaxamento e bem-estar geral, melhorando assim a qualidade de vida.

CONTRA INDICAÇÕES

• Doenças contagiosas, infecções e inflamações;

• Febre;

• Problemas na pele (escoriações, cortes, queimadura, edemas...);

• Tumores ou câncer;

• Trombose;

• Gravidez;

• Estômago cheio ou muitas horas sem se alimentar

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

MASSAGEM CLÁSSICA E TERAPÊUTICA

O tratamento pela massagem tem a capacidade de regular a função nervosa, de aumentar a resistência corporal à doença, de depurar os tecidos, melhorar a circulação sanguínea e tornar as articulações mais flexíveis. Objetivos esses alcançados com a massagem Clássica e Terapêutica através de suas manobras: deslizamento superficial e profundo, amassamento, fricção, percussão e vibração, entre outras. Essas manobras são realizadas sobre a pele com a utilização de óleo ou creme, sendo necessário o desnudamento da parte do corpo a ser trabalhada.


A massagem terapêutica é sinônimo de massagem aplicada, tem uma função específica em uma condição patológica em complemento a tratamentos médicos convencionais. Para tanto o terapeuta deve ter entendimento pleno dos dos conceitos fisiológicos das técnicas de massagem, conhecimentos específicos da patologia a ser tratada, bem como, conhecimento do estudo físico dos tecidos (através da palpação, tónus muscular, nódulos fibróticos), facilitando o esforço muscular, dando ao paciente um bem estar, tanto físico como psicológico.

SHIATSU

O Shiatsu é uma palavra de origem japonesa, apesar da técnica ser desenvolvida a partir dos conhecimentos milenares da Medicina Tradicional Chinesa que data há mais de 5000 anos. Significa pressão dos dedos (shi=dedo e atsu=pressão).

É uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, para aplicar pressão à pele humana e tem como objectivo corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas.

O Shiatsu é uma massagem extremamente agradável e relaxante, pois ao massagear pontos específicos do corpo, eles flúem harmoniosamente, conseguindo-se restabelecer a homeostase energética, portanto a saúde.

O Shiatsu não é uma técnica de massagem simples, mas sim uma técnica que exige conhecimento de anatomia.

Indicações:

- Desequilíbrios emocionais (fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, TPM);

- Desequilíbrios sexuais (desinteresse sexual, impotência, ejaculação precoce);

- Insónia, ansiedade;

- Melhora a circulação sanguínea;

- Aumenta a capacidade do corpo de eliminar toxinas;

- Equilibra o sistema nervoso;

- Retarda o envelhecimento das células, contribuindo para a longevidade;

- Melhora o tônus da pele;

- Reduz a fadiga (física e mental);

- Alivia a dor cansada por má postura , (dores nas costas e articulações);

- Cólicas menstruais, Intestino preso, dor de cabeça;

- Aumenta os níveis de energia;

- Promove a saúde e o bem-estar geral.

Além de trabalhar a massa muscular, os movimentos de pressão agem também sobre os sistemas reprodutivo, digestivo, respiratório, circulatório e nervoso, ativando os órgãos internos e a circulação sanguínea.

O ideal para manter a saúde e retardar o envelhecimento é submeter-se a uma sessão de Shiatsu, feita por um profissional competente uma vez por semana.

O Shiatsu é recomendado para reequilibrar a energia do corpo, resolvendo uma infinidade de doenças, sentindo-se os resultados desde as primeiras sessões

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TÉCNICAS PROFISSIONAIS

Como já foi dito o profissional massoterapeuta utiliza um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos e naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, que têm como objetivo manter a saúde e prevenir desequilíbrios, contribuindo na promoção do bem-estar e da melhor qualidade de vida assim como, em ação conjunta e complementar com as técnicas terapêuticas da medicina, propiciar uma prática de cooperação em níveis e estágios diferenciados, visando maior eficácia nos tratamentos de saúde.

As técnicas utilizadas se destinam àqueles que necessitam de toque direto no corpo e/ou da massagem, para manter o estado de equilíbrio. O toque utilizado em cada procedimento pode ser mais profundo ou mais sutil, de acordo com o objetivo da técnica, tal como atuar na estrutura mecânica do corpo, estimular ou sedar algum estado energético ou fisiológico, conduzir a autoconsciência ou trabalhar campos energéticos.

As ações primárias de cada técnica são:

• Maximizar a circulação da energia vital pelo corpo.

• Estimular a circulação de uma forma geral.

• Favorecer o autoconhecimento e autoconsciência.

• Auxiliar no combate de dores.

• Contribuir para organização de tônus muscular.

• Contribuir para normalização das funções fisiológicas.

• Auxiliar na administração das tensões e do estresse.

Os profissionais que utilizam esses procedimentos têm formação técnica com competência e habilidade para utilizar e indicar o uso da Massoterapia na prevenção, tratamento e manutenção integrada da saúde. Os massoterapeutas possuem sólida base de conhecimento das técnicas de Massoterapia, das técnicas de consciência e práticas corporais em geral. Cada técnica é embasada em conhecimento de anatomia, fisiologia, física e outras áreas, conforme a exigência de cada uma. O profissional massoterapeuta está habilitado a realizar procedimentos terapêuticos com sensibilidade, técnica e habilidade, e também apto a perceber, sentir e discernir as necessidades individuais de cada pessoa, assim como comunicar e sustentar seus procedimentos.

Nas próximas postagens, um pouco mais sobre algumas das técnicas mais utilizadas.

sábado, 14 de agosto de 2010

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - BREVE RELATO

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), surgiu há milhares de anos na China e é constituída por um conjunto de modalidades de tratamento e de meios de diagnósticos que foram construídos a partir de uma concepção holística sobre a natureza do ser humano e suas relações com o mundo que o cerca e do qual faz parte. Está incluída entre as práticas médicas tradicionais ou de cunho popular. Dentro deste grupo é a Medicina que possui mais prestígio em nível mundial.

A Medicina tradicional Chinesa foi construída pensando-se um objeto diferente do que estamos acostumados a lidar na Medicina Ocidental Moderna.

Em vez de identificar e atuar na doença, uma “entidade” bem delimitada e possível de individualizar e catalogar, a Medicina Tradicional Chinesa trabalha com o conceito de processos de adoecimento, em que os sinais, os sintomas e as “doenças” são expressões de determinados caminhos que trilhamos ou processos, e onde não basta agir somente nas manifestações (sintomas, sinais), mas se faz necessário atuar em todos os elos da cadeia que levam ao adoecimento.

ABRANGÊNCIA DA MASSOTERAPIA

Várias pesquisas comprovam os efeitos terapêuticos das técnicas de Massagem, além do bem estar e relaxamento comum a essas técnicas, a prevenção de doenças pelo equilíbrio do corpo são um dos maiores ganhos que podemos atingir.


A massagem provoca a dilatação dos pequenos capilares, aumentando o fluxo sangüíneo nas áreas massageadas. Quando realizada em musculatura com contratura, auxilia a drenagem de substancias tóxica – como os produtos de degradação do metabolismo e o ácido lático, relaxa as fibras musculares e alivia a dor. Outra ação benéfica da massagem é verificada sobre os vasos linfáticos. Em geral, a circulação de linfa nesses vasos é passiva e lenta. A massagem ativa essa circulação, auxiliando, por exemplo, a drenar edemas.

Foi evidenciado que todas as manobras massoterápicas utilizadas também provocam um aumento da quantidade de urina, melhora o sono e estimula os movimentos peristálticos do intestino.

Várias são as técnicas massoterápicas em que se especializa o técnico entre elas: Quick Massage; Massagem Clássica; Massagem Laboral; Drenagem Linfática; Reflexologia Podal; e as técnicas alicerçadas pela Medicina Tradicional Chinesa: Shiatsu; Zen Shiatsu; Tui-na; Guasha; Moxabustão; Ventosas. Auriculuterapia.

DIRETRIZES ÉTICAS DO PROFISSONAL MASSOTERAPEUTA

A Massoterapia é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. O massoterapeuta atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. O profissional da Massoterapia participa, como integrante na área da saúde e bem-estar, das ações que visam satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde e bem-estar, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas e participação da comunidade. O massoterapeuta respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões, exercendo suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética.