quinta-feira, 30 de junho de 2011

ATENÇÃO AOS DITOS “MASSOTERAPEUTAS”

A cada dia cresce a procura das pessoas que buscam nas técnicas de massagens, um complemento terapêutico às mais variadas patologias. O profissional massoterapeuta, tem que reunir um vasto conhecimento das técnicas e também das patologias que venha se deparar, nem sempre suas habilidades proporcionarão benefícios ao cliente, ao contrário, podem ir contra as indicações médicas piorando o seu quadro.

Infelizmente, devido às dificuldades de obtenção de emprego, muitas pessoas vêem fazendo um curso qualquer de “massagem”, ou então um curso rápido de alguma técnica, nem sempre em instituições sérias, e saem por aí se dizendo profissionais, estampando no peito a palavra MASSOTERAPEUTA.

Aqui em Fortaleza, nas praias principalmente, somos abordados por uma série de mulheres, que oferecem um pacote que vai de hidratação capilar à “massagem especializada”, passando por bronzeamento e outras coisas, tudo isso pelo valor de 5 cervejas!!!! Dizia um dono de barraca, dias desses, que perdera sua cozinheira, que agora era massoterapeuta na praia, depois que uma colega lhe havia ensinado a fazer massagens.

Essas cidadãs passam no corpo das pessoas o mesmo produto da pseuda hidratação capilar e literalmente amassam, esticão, torcem, comprimem, batem, enfim, cometem as maiores barbaridades, com a permissão de seus clientes.

O perigo de uma lesão é eminente. Exemplo disso, se a pessoa possui uma hérnia de disco ao longo da coluna vertebral, pode agravar seu estado e dali mesmo sair imobilizada para um hospital, tamanha irresponsabilidade desses “profissionais”.

Praia, não é um lugar apropriado para essa prática. Além da falta de privacidade, higiene inadequada, infra-estrutura improvisada, a exposição ao Sol combinada com os ventos, a areia, o consumo de álcool são todas combinações que não condizem com aquilo que se propõe a massoterapia.

Fica aqui um conselho e um apelo, não entregue seu corpo a qualquer pessoa. Vá somente a um lugar especializado. Exija comprovação da formação técnica do terapeuta.

Antes de qualquer procedimento, do mais simples ao mais complexo, tem que haver uma entrevista detalhada para apreciação do seu estado clinico, somente aí que se determina se pode ou não realizar uma sessão e quais serão as técnicas mais apropriadas ao caso.

Previna-se!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário