terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

MASSAGEM TERAPÊUTICA DETOX



MASSAGEM TERAPÊUTICA DETOX

Como forte aliada das dietas desintoxicantes, a massagem terapêutica específica para esse fim, contribui para a limpeza dos resíduos metabólicos gerados pelo nosso corpo.

Esses resíduos podem ser naturais, bem como provenientes de subprodutos digestórios, células mortas e outras toxinas que sobrecarregam nosso sistema circulatório e linfático.

Sem contar com os tão conhecidos benefícios das massagens, tais como relaxamento muscular, alivio das tensões e estresses diários, nessa modalidade terapêutica de Massagem Detox , a atenção é voltada aos órgãos e vísceras que participam do sistema digestório e que se beneficiam das técnicas. 

E ainda, com uma visão oriental, podemos complementar o tratamento com, Shiatsu, Reflexologia Podal e Auricular, que são algumas das técnicas que poderão ser utilizadas na terapia.

Ações orgânicas pela massagem.

Sistema Linfático : é o sistema de coleta dos resíduos do organismo. A linfa (líquido leitoso que contém leucócitos, proteínas e gorduras), circula lentamente pelo corpo. Conforme a linfa passa pelas cadeias de linfonodos, os resíduos do metabolismo são removidos dela pela filtração. As infecções são combatidas nessas cadeias e toda a substância toxica é impedida de retornar a corrente sanguínea. A massagem circulatória provoca a vasodilatação aumentando o fluxo da linfa. A estimulação dos linfonodos com movimentos específicos para esse fim acelera a filtragem da linfa, diminuindo possíveis edemas. Diferente da drenagem linfática, esta técnica utiliza movimentos ascendentes de deslizamentos, amassamentos e mobilização do abdome para beneficiar a circulação linfática, vascular e sistema excretor na eliminação de toxinas.

Sistema Tegumentar: A pele, as glândulas sudoríparas e sebáceas, integram esse sistema juntamente com os cabelos, pelos e unhas. Esses são excelentes desintoxicantes, pois eliminam pelo suor as toxinas que não foram excretadas por outros meios. Na pele se encontram milhares e milhares terminações nervosas que se ligam diretamente ao sistema nervoso central. Os estímulos oferecidos pelo toque ativam o SN na eliminação desse lixo metabólico.

Sistema Urinário: Os rins são os principais órgãos de excreção, filtram o sangue e produzem a urina a medida que removem toda a água e sais que excedem as necessidades do corpo, junto com a úreia (resíduo produzido pelo fígado), e outras substâncias tóxicas retiradas do sangue. Eles também controlam a acidez e os níveis de água no organismo e devolvem ao sangue os nutrientes que precisam ser reciclados para uso posterior.

Sistema Digestório:

                Estômago: Armazena os alimentos por várias horas, durante as quais a musculatura de sua parede se contrai para triturar o bolo alimentar e para que seu suco digestivo fragmente as proteínas. 

            Fígado: Uma das mais importantes funções do fígado é desintoxicar o sangue. Ele absorve as toxinas, altera sua estrutura química tornando solúveis em água encaminha para o intestino secretando por fim, esses resíduos. Produz a bile (armazenada na vesícula biliar), que é lançada no duodeno para ajudar a digerir as gorduras.

                Pâncreas: Produz o suco pancreático, que contém enzimas digestivas. Esse suco é liberado para o duodeno através do ducto pancreático. 

Intestinos:

          O intestino delgado é a porção do canal alimentar onde a digestão é completada com o auxilio das enzimas secretadas pela parede intestinal. 

            O Intestino grosso expele do corpo os resíduos não digeridos do bolo alimentar. A água é absorvida do líquido residual à medida que passa pelo cólon, deixando apenas fezes sólidas que são armazenadas no intestino reto, antes de serem expelidas pelo ânus. 

A manipulação corporal, com os amassamentos, deslizamentos e percussões estimula o organismo que é sistêmico, ajudando os movimentos peristálticos em especial dos intestinos, tão importantes no processo final de digestão e eliminação do bolo fecal.

Já com os olhos voltados para o Oriente, através das técnicas da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), cada meridiano, órgão e víscera serão individualmente trabalhados. Com o diagnóstico energético a partir dos 5 elementos, e outros, trabalhamos com o Shiatsu, Reflexologia Podal ou Auricular.

Além de todos esses procedimentos a ventosaterapia em uma de suas ações, traz para a periferia da pele, as toxinas responsáveis pela estagnação sanguínea em áreas específicas. Essas áreas, normalmente são acometidas por fortes dores musculares.