quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

BENEFÍCIOS DA MASSAGEM







Queridos amigos,

São tantos os benefícios da massagem, no entanto a maioria das pessoas enxergam e buscam nessa terapia corporal, somente o relaxamento. 
Bem, essa sensação de alivio, leveza, harmonia entre corpo e mente, é resultado do toque, isso se houver uma verdadeira entrega sua ao momento. Recebo clientes que buscam o conforto do toque, mas sem se desligar dos problemas, do celular, dos compromissos que lhe afligem a todo estante. Assim sendo, esse estado Zen fica difícil de se conseguir. 
Mas o que quero enfatizar novamente é sobre as certezas, cientificamente provadas, dos benefícios que conseguimos com a prática da massagem. Vejamos alguns deles em cada sistema: 


SISTEMA MUSCULAR
A massagem reduz a dor muscular, liberando os resíduos acumulados e as tensões nos músculos. A massagem também promove o relaxamento através de mecanorreceptores do corpo, que interpretam a pressão, calor e toque ativando mecanismos de relaxamento. Ainda melhora o tônus muscular, alivia os espasmos musculares e câimbras, diminui as inflamações musculares, reduz também o tecido cicatricial e ainda fortalece articulações.



SISTEMA CIRCULATÓRIO
Massagem melhora a circulação de superfície diminuindo a carga de trabalho do coração, reduz a pressão arterial, acelera a eliminação resíduos metabólicos e aumenta a nutrição dos tecidos, que por sua vez melhora a circulação e estimula o fluxo sanguíneo em toda a veias e artérias mais profundas.



SISTEMA LINFÁTICO
Massagem aumenta a circulação da linfa, o que acelera a eliminação de resíduos e toxinas nos rins, estimula o sistema imunológico e acelera a atividade das células brancas responsáveis por combater infecções e células virais, bacterianas e cancerígenas.



SISTEMA DIGESTIVO
Massagem diminui os espasmos do trato digestivo e cólicas, relaxa as paredes intestinais e abdominal aliviando a constipação. Ativa os sistema como um todo, estimulando os movimentos peristálticos dos intestinos. 



SISTEMA REPRODUTIVO
Nas gestantes alivia as dores musculares, principalmente a partir do sétimo mês, relaxando em conjunto todo o sistema músculo esquelético que sofre mudanças significativas nesse período. Ajuda na consciência corporal, facilitando o processo de parto. Alivia a ansiedade e depressão, diminui a retenção de líquidos. Atua de maneira eficaz no tratamento da TPM, ajuda na regulação das menstruações.



SISTEMA NERVOSO
Combate a insônia, agitação e estimula a liberação de endorfina, reduz a dor crônica, ajuda na regulação das funções metabólicas de todo organismo.



BENEFÍCIOS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Massagem estimula e reeduca a respiração mais profunda, regulando com mais eficácia as trocas gasosas.