quinta-feira, 14 de julho de 2011

CÂNCER X METÁSTASES X MASSAGEM

Muitas são as discussões a cerca da massagem em portadores de câncer. Durante muitos anos acreditava-se que as ativações dos fluxos circulatórios e linfáticos aumentavam a chance de produzir metástases.

Em um contra ponto sobre esse tópico escreve Ruth Werner, “ ...serão necessários transcorrer até 9 anos para que muitos tumores alcancem um tamanho palpável. Em vista disso parece improvável que uma sessão de 60 minutos possa exercer impacto sobre esse processo patológico.”

Temos que considerar que existem várias afecções cancerígenas, estágios diferenciados e cuidados bem específicos nos seus tratamentos. Particularmente acredito que manobras utilizadas em varias técnicas massoterápicas, estimulam o fluxo de líquidos a transportar células comprometidas para outras áreas do corpo, colaborando mecanicamente para uma indesejável metástase.

Até que tenhamos pesquisas comprobatórias que atestem de fato o que pode ou não ser trabalhado durante o processo terapêutico, a decisão da manipulação onde a circulação é aumentada só deve ser tomada positivamente com específica indicação médica.

Importa comentar que estudos e pesquisas científicas vêm sendo realizadas pelo mundo e tem demonstrado que o alivio dos sintomas é uma realidade aos pacientes com câncer, em especial na fase avançada do tratamento.

Em uma dessas pesquisas realizada por Janice Pós-White e seus colegas, com base na Universidade de Minnesota em Minneapolis e United Hospital jn San Paul, foram constatados após uma massagem terapêutica em 230 pessoas em quimioterapia, o alivio imediato dos sintomas logo após uma sessão, demonstrando claramente os benefícios do toque na recuperação dos pacientes.

Concluindo, cada caso há de ser analisado com máxima cautela. A investigação criteriosa da patologia feita por um médico competente dará a esse a condição exata de determinar quando da inclusão do massoterapeuta no processo terapêutico.

Cabe ao cliente compreender que o terapeuta corporal, responsável e preocupado com a saúde de quem lhe procura, pode recusar seu pedido, caso não tenha certeza do processo e evolução do seu problema, e mesmo que tenha o encaminhamento médico, cabe a ele definir qual procedimento e manobra será a mais adequada para o momento.

Referencias:

1. Post-White J, Kinney ME, Savik KS, Gau JB, Wilcox C, Lerner I. Therapeutic massage and healing touch improve symptoms in cancer. Integrative Cancer Therapies 2003;2(4):332-344.

2. Information on healing touch is available at
www.healingtouchinternational.org.

3. Guia de Patologia para Massoterapeutas, Ruth Werner