terça-feira, 31 de maio de 2011

CONCEITOS SOBRE SAÚDE E BEM ESTAR

O conceito de Saúde tem sofrido muitas alterações ao longo dos tempos: desde o conceito de saúde como ausência de doença até ao conceito atual que considera Saúde como, “(...) o completo bem estar físico social e mental e não apenas ausência de doença ou enfermidade” (OMS, 1983).

Atualmente, a abordagem holística do Ser como um todo, abre novas perspectivas nas diversas áreas da saúde.

Senão vejamos, outros conceitos:

(Carta de Otawa) – Uma boa saúde é um dos recursos para o desenvolvimento social, económico e pessoal e uma dimensão importante da qualidade de vida.

(Conferência do Rio-ECO 92) – A saúde de um indivíduo resulta da interacção entre a carga genética, os seus comportamentos, o ambiente físico e a sociedade em que vive.

Verificamos então que o atual padrão de doenças, caracteriza-se fundamentalmente por patologias de génese física e comportamental, no entanto, a saúde nem sempre é devidamente visualizada e tratada de maneira holística.

O Bem-Estar (Albuquerque, 2005) é um conceito de prática que engloba todos os aspectos do indivíduo, assim, envolve a manutenção de uma boa nutrição, exercício, boas relações pessoais, familiares e sociais, e o controle do stresse. Este conjunto pode ser considerado um tipo de medicina preventiva associada ao estilo de vida de cada um, podendo assim contemplar programas ou benefícios que são introduzidos para encorajar a aptidão física, a prevenção e a detecção precoce de doenças para ajudar a reduzir a utilização e os custos de futuros cuidados de saúde.

Este processo de cuidados de saúde implica uma tomada de consciência e alteração de atitudes em direção a estilos de vida saudáveis, de modo a que os indivíduos possam fazer escolhas informadas para atingir uma saúde física e mental ótima através de serviços focados na promoção ou manutenção da Saúde em vez da correção da doença.

O Bem-Estar apresenta-se assim como um estado dinâmico de saúde no qual o indivíduo progride em direção a um nível elevado de funcionalidade, atingindo um equilíbrio ótimo entre o meio interno e externo.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

DISCUSSÃO COMPLEMENTAR

Discutindo com um grande amigo, massoterapeuta como eu, sobre o post anterior, concluímos que mesmo que assimilada como complementar, ainda há grande resistência à massoterapia, à acupuntura e outros tratamentos, sobretudo os baseados na MTC. Em nossa opinião, e há quem possa discordar, MTC não é complementar. Exceto em casos extremos como câncer ou outras doenças graves nas quais o uso de medicamento é imprescindível. Fora isso, MTC é um tratamento completo.

Citando o texto: “Os tratamentos complementares devem aliar-se aos já prescritos pelo médico do paciente; jamais se opor a eles ou substituí-los”. Concordamos em parte com isso. Ou até discordamos por completo. Por exemplo: um paciente tem dor de cabeça frontal diariamente. Vai ao médico. O médico prescreve, sei lá, aspirina. E também algumas sessões de acupuntura. Sabemos que uma dor de cabeça frontal pode estar relacionada ao meridiano do intestino grosso, segundo a MTC. Uma automassagem no ponto descrito como IG4 talvez resolvesse. Ou outros pontos combinados. Alimentação correta resolveria. Mas, aqui no Brasil, e também em boa parte do mundo, vive-se a cultura do remédio, da automedicação. Assista um comercial de remédio. Sempre termina com o já clássico “Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado”. Aqui, nem se vai ao médico. Compra o medicamento antes. Não se observa a alimentação, não se faz exercícios, e não muda os hábitos que talvez possam estar causando o problema. Enquanto houver a cultura do remédio em vez da cultura da prevenção, a MTC sempre será chamada de complementar. Médico ocidental vive para prescrever remédio. A indústria farmacêutica é bilionária e as pessoas, e esse é o ponto chave, não querem mudar.

Exemplo disso, nessa manha, em uma conversa de negócios observei a mesa da pessoa com quem conversava uma caixa de um analségico conhecido no mercado, tal como, um grampeador que se usa a todo momento e que é imprescindível no dia a dia.  Ela se queixou de constantes dores de cabeça, e do alivio que o remédio causava. Ninguém está disposto ou culturalmente preparado para buscar a causa da dor, somos direcionados ao consumo indiscriminado de remédios, do alivio imediato.

Não gostamos da ideia de chamar a MTC, que está aí há milênios, de complementar. Mas, é aquela velha história: quem vai abraçar um novo modo de vida, totalmente oposto ao já estabelecido? E aquela dúvida: como um médico ocidental concilia ensinamentos orientais? Para quem sabe a diferença o método oriental, de modo algum, complementa o ocidental. Enfim, é pouco, muito pouco. Mas é válida esta “iniciativa” do Einstein, referencia em saúde, diferencial que infelizmente, uma ínfima parte da população tem acesso, ao contrário das práticas orientais, mais baratas e preventivas que se apóiam no todo e não em partes isoladas do corpo e vida humana. Antes isso do que nada.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

MEDICINA INTEGRATIVA

Uma nova visão que inclui nos tratamentos médicos convencionais, as ditas "terapias complementares", onde profissionais habilitados, interagem com o médico na busca de soluções de problemas e na melhor qualidade de vida de seus clientes.
Acompanhe um exemplo disso na reportagem, link abaixo.

http://www.einstein.br/pagina-einstein/paginas/massagens-fitoterapia-acupuntura-sao-as-praticas-complementares-se-integrando-aos-tratamentos-medicos.aspx

domingo, 15 de maio de 2011

MUDANÇAS - NOVOS PROJETOS

Quero me desculpar pela ausência, mas tenho vários motivos...

Chega um momento na Vida onde precisamos nos ocupar de novos projetos, novos desafios, novas aventuras. Nesse contexto resolvi mudar de estado e aliar a esse antigo desejo de mudança, a necessidade de todo e qualquer ser humano de estar bem e de preferencia, saudável, feliz e mais perto da natureza.

Deixei a cidade de São Paulo, que amo, e o lugar escolhido, Fortaleza no Ceará. Depois de estar por aqui 8 vezes em 10 anos, me rendi a exuberante natureza, pelo povo acolhedor e mais ainda, pela Metrópole com o charme provinciano dos lugares, ainda não tão contaminados pela selvageria dos grandes centros mundiais.

Muitos problemas evidentemente, resultantes de um poder público ausente, ineficiente e... bem, deixemos isso lado!!!

Eu e minha mulher, estamos vivenciando novas e boas experiencias e aqui, como no blogger dela http://cabeloemake.blogspot.com  , vamos continuar escrevendo sobre nossas profissões e também sobre particularidades da região que abraçamos como nosso novo lar.
Grande abraço à todos!!!