terça-feira, 28 de setembro de 2010

SEITAI

Utiliza técnicas de manipulações muito específicas destinadas a mobilizar a vitalidade com um objetivo pessoal (melhorar a sua própria saúde), ou para despertar a sensibilidade de um indivíduo para as suas próprias necessidades.

Pode-se também ver o Seitai como a arte de detecção e de liberação de bloqueios que amortizam ou insensibilizem as percepções do corpo. Os hábitos errados e outros fatores são muitas vezes fatores inconscientes no meio desta dormência da percepção.

Para agir sobre estes fatores, é necessário que a atenção seja dirigida para encontrar o sentido da sua vitalidade e da sua própria autonomia, que é a busca do equilíbrio físico e mental.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TUI NÁ

A massagem Tui Ná faz parte da Medicina Tradicional Chinesa-MTC, que se fundamenta na teoria dos cinco elementos: água, fogo, terra, madeira e metal que simbolizam os orgãos internos. O diagnóstico avalia esses cinco princípios, que se manifestam nos níveis físicos e psiquicos, enquanto o tratamento busca reconduzi-las ao equilíbrio através de massagens nos meridianos e pontos reflexos nos pés.

O termo Tui Ná, proveniente do chinês, significa literalmente:
"Tui" - emprurrar e "Na" - segurar.


Trata-se de uma massagem que emprega as mais variadas manobras ao longo dos Canais de Energia (meridianos), visando interferir no fluxo de Tchi, fazendo com que este se mova livre e calmamente pelo corpo. A boa distribuição de Tchi no corpo tem efeitos profundos em todos os apectos do bem-estar emocional, intelectual, espiritual, físico e energético. Desta forma, é um método poderoso e valioso para restabelecer o equilíbrio quando fatores emocionais e externos estão em desequilíbrio.

O Tui Na é eficaz no tratamento de dores musculares e das articulações resultantes do desgaste, da tensão crônica, do stress, da prática de esportes, etc. Também auxilia na vitalidade e bem-estar, que por sua vez estimula o sistema imunológico.

ZEN-SHIATSU

É uma terapia oriental de reequílibrio físico-energético. Baseia-se em alongamentos e pressões firmes e suaves aplicadas em certas áreas do corpo.

Muitos dos pontos utilizados no Shiatsu são sensíveis ao toque, nas mãos de certas pessoas, uma aplicação de Shiatsu mais parece uma sessão de tortura. Para o Zen Shiatsu essa dor não é necessária. O Zen Shiatsu nunca agride o corpo. É um método que trabalha o corpo de forma profunda porém suave, provando ser a dor completamente dispensável para que o Shiatus surta efeito.

Nas palavras de Masunaga, idealizador da técnica: "Tanto no Zen como no Shiatsu lidamos com fatores que não podem ser explicados racionalmente, mas que necessitam ser sentidos pelo corpo".

Pode se sentir a "resposta" dada pelo corpo do paciente quando pressionamos determinada área ou ponto; os meridianos são trabalhados como um todo, as pressões são largas e abertas, mais suaves e menos dolorosas, os alongamentos e pressões são simultâneas, reduz-se as tensões e contralidade muscular através desses alongamentos, oferecendo pouca resistência à pressão aplicada, que penetra mais profundamente.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

REFLEXOLOGIA PODAL

A Reflexologia Podal é uma terapia complementar que compreende o tratamento de vários distúrbios pela aplicação de pressão nos pés. O tratamento de todo o corpo é feito através de determinados pontos, em áreas precisas dos pés, relacionadas a regiões particulares do corpo chamadas “zonas reflexas”. Esta técnica, assim como todas as técnicas orientais, ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo e suas manobras têm por objetivo dissipar os bloqueios de energia.

O tratamento compreende a aplicação de pressão com a ponta do polegar ou dos dedos sobre pontos reflexos precisos. Aplica-se uma pressão firme mas não muito forte, e a pessoa que recebe o tratamento experimentará sensações diferentes nas zonas dos pés. Essas sensações são interpretadas pelo terapeuta, indicando quais partes do corpo estão funcionando bem e quais não estão. De acordo com o grau de desconforto, maior ou menor, experimentado nas zonas pressionadas, é possível saber que partes correspondentes do corpo registram maior ou menor desequilíbrio.

A reflexologia é também uma técnica de diagnóstico – o que significa que pode ser usada para descobrir onde há desequilíbrios no corpo. Um massoterapeuta reflexologista pode então atuar sobre estes desequilíbrios para tratar uma vasta gama de distúrbios.

Veja na aba "IMAGENS", mapa de áreas reflexas dos pés.

QUICK MASSAGE

Quick Massage, é uma massagem rápida que utiliza técnicas orientais do Anma (An: pressão; Ma: deslizamento) e do Shiatsu (Shi: dedo; Atsu: pressão), aplicadas nas regiões do dorso e membros superiores de um indivíduo que se posiciona numa cadeira especialmente projetada, confortável e relaxante, o que permite que o massoterapeuta possa trabalhar de manira fácil e com ótimos resultados, promovendo um relaxamento efetivo num tempo mínimo, aliviando tensões e dores.

INDICAÇÕES

• Reduzir o estresse;

• Melhorar a capacidade de concentração;

• Aliviar as tensões do pescoço, ombros, região dorsal, lombar e toda a cadeira muscular posterior;

• Equilibrar a energia que percorre os meridianos;

• Promover relaxamento e bem-estar geral, melhorando assim a qualidade de vida.

CONTRA INDICAÇÕES

• Doenças contagiosas, infecções e inflamações;

• Febre;

• Problemas na pele (escoriações, cortes, queimadura, edemas...);

• Tumores ou câncer;

• Trombose;

• Gravidez;

• Estômago cheio ou muitas horas sem se alimentar