sexta-feira, 27 de agosto de 2010

MASSAGEM CLÁSSICA E TERAPÊUTICA

O tratamento pela massagem tem a capacidade de regular a função nervosa, de aumentar a resistência corporal à doença, de depurar os tecidos, melhorar a circulação sanguínea e tornar as articulações mais flexíveis. Objetivos esses alcançados com a massagem Clássica e Terapêutica através de suas manobras: deslizamento superficial e profundo, amassamento, fricção, percussão e vibração, entre outras. Essas manobras são realizadas sobre a pele com a utilização de óleo ou creme, sendo necessário o desnudamento da parte do corpo a ser trabalhada.


A massagem terapêutica é sinônimo de massagem aplicada, tem uma função específica em uma condição patológica em complemento a tratamentos médicos convencionais. Para tanto o terapeuta deve ter entendimento pleno dos dos conceitos fisiológicos das técnicas de massagem, conhecimentos específicos da patologia a ser tratada, bem como, conhecimento do estudo físico dos tecidos (através da palpação, tónus muscular, nódulos fibróticos), facilitando o esforço muscular, dando ao paciente um bem estar, tanto físico como psicológico.

SHIATSU

O Shiatsu é uma palavra de origem japonesa, apesar da técnica ser desenvolvida a partir dos conhecimentos milenares da Medicina Tradicional Chinesa que data há mais de 5000 anos. Significa pressão dos dedos (shi=dedo e atsu=pressão).

É uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, para aplicar pressão à pele humana e tem como objectivo corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas.

O Shiatsu é uma massagem extremamente agradável e relaxante, pois ao massagear pontos específicos do corpo, eles flúem harmoniosamente, conseguindo-se restabelecer a homeostase energética, portanto a saúde.

O Shiatsu não é uma técnica de massagem simples, mas sim uma técnica que exige conhecimento de anatomia.

Indicações:

- Desequilíbrios emocionais (fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, TPM);

- Desequilíbrios sexuais (desinteresse sexual, impotência, ejaculação precoce);

- Insónia, ansiedade;

- Melhora a circulação sanguínea;

- Aumenta a capacidade do corpo de eliminar toxinas;

- Equilibra o sistema nervoso;

- Retarda o envelhecimento das células, contribuindo para a longevidade;

- Melhora o tônus da pele;

- Reduz a fadiga (física e mental);

- Alivia a dor cansada por má postura , (dores nas costas e articulações);

- Cólicas menstruais, Intestino preso, dor de cabeça;

- Aumenta os níveis de energia;

- Promove a saúde e o bem-estar geral.

Além de trabalhar a massa muscular, os movimentos de pressão agem também sobre os sistemas reprodutivo, digestivo, respiratório, circulatório e nervoso, ativando os órgãos internos e a circulação sanguínea.

O ideal para manter a saúde e retardar o envelhecimento é submeter-se a uma sessão de Shiatsu, feita por um profissional competente uma vez por semana.

O Shiatsu é recomendado para reequilibrar a energia do corpo, resolvendo uma infinidade de doenças, sentindo-se os resultados desde as primeiras sessões

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TÉCNICAS PROFISSIONAIS

Como já foi dito o profissional massoterapeuta utiliza um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos e naturais, não invasivos, tradicionais e contemporâneos, que têm como objetivo manter a saúde e prevenir desequilíbrios, contribuindo na promoção do bem-estar e da melhor qualidade de vida assim como, em ação conjunta e complementar com as técnicas terapêuticas da medicina, propiciar uma prática de cooperação em níveis e estágios diferenciados, visando maior eficácia nos tratamentos de saúde.

As técnicas utilizadas se destinam àqueles que necessitam de toque direto no corpo e/ou da massagem, para manter o estado de equilíbrio. O toque utilizado em cada procedimento pode ser mais profundo ou mais sutil, de acordo com o objetivo da técnica, tal como atuar na estrutura mecânica do corpo, estimular ou sedar algum estado energético ou fisiológico, conduzir a autoconsciência ou trabalhar campos energéticos.

As ações primárias de cada técnica são:

• Maximizar a circulação da energia vital pelo corpo.

• Estimular a circulação de uma forma geral.

• Favorecer o autoconhecimento e autoconsciência.

• Auxiliar no combate de dores.

• Contribuir para organização de tônus muscular.

• Contribuir para normalização das funções fisiológicas.

• Auxiliar na administração das tensões e do estresse.

Os profissionais que utilizam esses procedimentos têm formação técnica com competência e habilidade para utilizar e indicar o uso da Massoterapia na prevenção, tratamento e manutenção integrada da saúde. Os massoterapeutas possuem sólida base de conhecimento das técnicas de Massoterapia, das técnicas de consciência e práticas corporais em geral. Cada técnica é embasada em conhecimento de anatomia, fisiologia, física e outras áreas, conforme a exigência de cada uma. O profissional massoterapeuta está habilitado a realizar procedimentos terapêuticos com sensibilidade, técnica e habilidade, e também apto a perceber, sentir e discernir as necessidades individuais de cada pessoa, assim como comunicar e sustentar seus procedimentos.

Nas próximas postagens, um pouco mais sobre algumas das técnicas mais utilizadas.

sábado, 14 de agosto de 2010

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - BREVE RELATO

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), surgiu há milhares de anos na China e é constituída por um conjunto de modalidades de tratamento e de meios de diagnósticos que foram construídos a partir de uma concepção holística sobre a natureza do ser humano e suas relações com o mundo que o cerca e do qual faz parte. Está incluída entre as práticas médicas tradicionais ou de cunho popular. Dentro deste grupo é a Medicina que possui mais prestígio em nível mundial.

A Medicina tradicional Chinesa foi construída pensando-se um objeto diferente do que estamos acostumados a lidar na Medicina Ocidental Moderna.

Em vez de identificar e atuar na doença, uma “entidade” bem delimitada e possível de individualizar e catalogar, a Medicina Tradicional Chinesa trabalha com o conceito de processos de adoecimento, em que os sinais, os sintomas e as “doenças” são expressões de determinados caminhos que trilhamos ou processos, e onde não basta agir somente nas manifestações (sintomas, sinais), mas se faz necessário atuar em todos os elos da cadeia que levam ao adoecimento.

ABRANGÊNCIA DA MASSOTERAPIA

Várias pesquisas comprovam os efeitos terapêuticos das técnicas de Massagem, além do bem estar e relaxamento comum a essas técnicas, a prevenção de doenças pelo equilíbrio do corpo são um dos maiores ganhos que podemos atingir.


A massagem provoca a dilatação dos pequenos capilares, aumentando o fluxo sangüíneo nas áreas massageadas. Quando realizada em musculatura com contratura, auxilia a drenagem de substancias tóxica – como os produtos de degradação do metabolismo e o ácido lático, relaxa as fibras musculares e alivia a dor. Outra ação benéfica da massagem é verificada sobre os vasos linfáticos. Em geral, a circulação de linfa nesses vasos é passiva e lenta. A massagem ativa essa circulação, auxiliando, por exemplo, a drenar edemas.

Foi evidenciado que todas as manobras massoterápicas utilizadas também provocam um aumento da quantidade de urina, melhora o sono e estimula os movimentos peristálticos do intestino.

Várias são as técnicas massoterápicas em que se especializa o técnico entre elas: Quick Massage; Massagem Clássica; Massagem Laboral; Drenagem Linfática; Reflexologia Podal; e as técnicas alicerçadas pela Medicina Tradicional Chinesa: Shiatsu; Zen Shiatsu; Tui-na; Guasha; Moxabustão; Ventosas. Auriculuterapia.

DIRETRIZES ÉTICAS DO PROFISSONAL MASSOTERAPEUTA

A Massoterapia é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. O massoterapeuta atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. O profissional da Massoterapia participa, como integrante na área da saúde e bem-estar, das ações que visam satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde e bem-estar, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas e participação da comunidade. O massoterapeuta respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões, exercendo suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética.